Participação de trabalhadores com deficiência no mercado cresce 6,57% ~ PIANCÓ AO MUNDO
PROIBIDO REPRODUÇÃO DE CONTEÚDO. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Tags:

Participação de trabalhadores com deficiência no mercado cresce 6,57%


A participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho cresceu 6,57% em 2014, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) divulgados em setembro deste ano, totalizando 23,5 mil empregos para indivíduos desse grupo no ano passado. Para o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), Luiz Carlos Motta, a notícia é boa, mas a luta pela inclusão deve continuar.




“Datas como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro, são uma oportunidade para lembrar a importância de termos cada vez mais ações para que essas pessoas sejam incluídas no mercado de trabalho. O objetivo é que esses dados se repitam cada vez mais”, diz.

Motta explica também que a preocupação sobre a inclusão deve ser ainda mais na categoria comerciária, composta por trabalhadores que atuam como atendentes, vendedores e balconistas e diretamente com o público.

“O comércio deve ser um espaço inclusivo, abraçando as pessoas com deficiência dos dois lados do balcão, como funcionários e clientes. Investir em acessibilidade e inclusão contribui para que essas pessoas tenham autonomia para fazer suas compras ou trabalhar, garantindo qualidade de vida”, conta.

Conscientização
Representando cerca de 2,7 milhões de trabalhadores em todo o estado, a Fecomerciários investe em ações permanentes de responsabilidade social, como o Café Sensorial. Realizada em parceria com seus 68 sindicatos filiados, a iniciativa traz palestras e dinâmicas para despertar a necessidade de promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, em especial no empresariado.

Além do Café, a Federação também participa de eventos como a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech) e realiza a Ação Social de Inclusão de Diversidade Humana (Asidh). A primeira edição do evento realizado em Sorocaba reuniu cerca de 1.500 participantes e 33 estandes de eventos e feitas voltados para o setor da inclusão.

“Nós, das entidades sindicais comerciárias, estamos engajados em garantir os direitos das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e continuaremos lutando para que cada vez mais esses trabalhadores estejam presentes em estatísticas positivas como essa”, finaliza Motta.

Sobre a Fecomerciários
Antiga Fecesp, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) representa mais de 2,7 milhões de trabalhadores e 68 sindicatos filiados. Presidida pelo líder sindical Luiz Carlos Motta, coordena os interesses da categoria como um todo, com atuação decisiva na estruturação de seu movimento sindical.

Informações para a imprensa
RS Press
Matheus Steinmeier
Tel: (11) 3875-6296 

0 comentários: